Sunday, November 25, 2007

bolas de meias #1 e #2



Bolas feitas de meias velhas, desde nylon a lã, e enfeitadas com aplicações recortadas de roupa velha e manchada. Meias e roupas sem destino, enquanto não sei o que fazer com os desperdícios têxteis.

Bolas com memórias, daquelas que as histórias nos lembram. Na minha memória, os registos são orais. Numa pesquisa muito pouco rigorosa, encontrei apenas ténues registos do uso destas bolas em jogos, dos quais o mais concreto chega do Brasil. Noutros, relacionados com iniciativas ligadas a projectos de Educação Ambiental, a referência a estas bolas perde-se no meio de longos textos (como este ou este). Noutros ainda, como este, a bola é feita também com jornal, mas em tempo de chuva estas não eram muito bem recebidas.

E os poetas também as cantam.



De um saco cheio de meias nasceram estas. Bola de menino (#1), para o Xavier, e bola de menina (#2), para a Sara.

Com a chegada do Natal, recolher meias e outros materiais sem uso e transformá-los em bolas pode ser uma excelente forma de decorar a casa de maneira original, ecológica e económica.
Eu vou desafiar a minha menina para fazermos uma grinalda de meias coloridas.
Fica a sugestão!

Post scriptum: encontrei outra referência a bolas de meias, esta bem óbvia, já que se trata de um Museu do Brinquedo que se orgulha dos seus exemplares antigos. Lembro-me de lá ter ido no ano passado mas creio que estava fechado. Há que voltar a Seia em breve, para visitar este e aproveitar para conhecer também o do pão :)

No comments: